Ser enfermeiro é persistir pela vida

A enfermagem é uma dádiva, pois são os enfermeiros que trazem esperança para a vida de pacientes que muitas vezes desistiram de acreditar. Ao mesmo tempo, é também um desafio, ao passo que a profissão é mal remunerada e não tem o reconhecimento que merece. Mas a recompensa é recebida de outras formas. A relação humana é o principal fator. Para ser enfermeiro, é imprescindível gostar de gente. E não há nada mais gratificante para o profissional de saúde do que acompanhar a recuperação de um paciente. Todo o trabalho vale a pena depois de receber um sorriso e um muito obrigado do indivíduo e de sua família, pela superação de uma enfermidade. O enfermeiro jamais será esquecido por essas pessoas. E essa é a maior satisfação que pode haver.

É por isso que o trabalho da equipe de enfermagem é tão importante. São profissionais dedicados ao cuidar, mais do que isso, eles se tornam companheiros no dia a dia dos pacientes e fazem a diferença na vida dessas pessoas. Eles trazem uma nova perspectiva, um novo olhar. Resgatam a paixão pelo viver. E não há como fazer isso sem o exercício da solidariedade e da empatia em relação ao outro.

Viver é uma benção. Uma oportunidade única, que não deve nunca ser desperdiçada. É preciso estar presente em cada momento, viver cada segundo intensamente. Não se deve ter medo de arriscar. A vida é curta. Enquanto se está vivo, vale a pena lutar.

Pessoas são como as flores

Você pode cuidar de todas as tuas flores

Oferecendo sempre a mesma água todos os dias

Por que não é exatamente o que você faz

Que às deixará felizes

Mas o tempo que você se dedica a elas…

– Augusto Branco